Pigmentação

Saiba mais sobre nosso serviço de pigmentação

Pigmentação

PIGMENTOS PARA PLÁSTICOS: COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PIGMENTAÇÃO?

Pigmentos, são compostos químicos divididas em partículas microscopicas que possuem coloração própria e tem a finalidade de colorir e/ou tingir determinado material e/ou produto. Eles são responsáveis também pelas propriedades de resistência térmica, migração, poder tintorial entre outros.
A tonalidade de cada material e a condição dos insumos utilizados dependem da experiência dos profissionais coloristas, que realizam o processo tanto em materiais virgens quanto nos reciclados. Eles buscam proporcionar maior atratividade aos plásticos que serão comercializados, além de desenvolver materiais com laudos e certificados em conformidade com a regulação do setor e a sustentabilidade.
No processo de pigmentação é preciso considerar as tonalidades que serão utilizadas, a origem do pigmento, compatível com cada polimeros especifico.

 

QUAIS OS MÉTODOS DE PIGMENTAÇÃO?

A maneira como a cor é incorporada na resina base evita problemas com a sua uniformidade, principalmente quando é adicionada a um segundo ingrediente, como ocorre no masterbatch. A fase do processo em que ela é incorporada no plástico também é importante. Para um plástico virgem, por exemplo, o masterbatch entra durante a injeção, ou seja, no processo final do produto. Para plásticos reciclados o processo de pigmentação é um pouco diferente: 1 – As resinas são separadas por cores próximas; 2 – Ocorre a reciclagem; 3 – O material é repigmentado com uma mistura de cores para atender a tonalidade necessária. Para melhorar a homogeneização, o pigmento entra durante o processo de granulação, fase em que ocorre a mistura do material na máquina misturadora. Nessa etapa também podem ser adicionados outros aditivos para conferir novas propriedades ao material.